Menu
Vai ai contenuti

Efeito de chapa de aço enferrujada

TUTORIAL > Dai Modellisti
Use Google Traslate
Proposed by



On facebook
Gui Tavares

Efeito de chapa de aço enferrujada


1- A peça deve estar devidamente selada com primer e este polido.



2 - Eu faço três cores utilizado pigmentos rust red, red brown e amarelo (um amarelo parecido com cádmio). Diluo os pigmentos e verniz acrílico automotivo e tenho as tintas. Em seguida, aplico na peça meio aleatoriamente, porém nos locais horizontais onde queima mais, eu deixo mais marrom.



3- Os desenhos são bem aleatórios. Depois, faço um polimento da peça e após polida, passo verniz para protege para a próxima etapa. TEM que envernizar, senão a máscara a ser aplicada arrancara este fundo.



4- A cobertura com sal é feita com mais sal nas áreas mais susceptíveis à água e onde haverá mais esforço estrutural na chapa. Este processo é feito com a peça na horizontal, por óbvio. Depois de espalhado o sal, pulverizo água de longe, com aquele pulverizador doméstico, que usa-se pra jogar água nas folhas das plantas e alguns usam junto do ferro de passar roupa (img

5) Deixo a água secar, e quanto isso, elas derrete um pouco do sal e este gruda na peça. Onde eu esqueci ou onde o sal soltou, preencho com máscara líquida Corfix, que é um equivalente nacional do Maskol, porém muito mais econômico e mais fácil de aplicar.

5- A peça está pronta pra receber tinta, com o sal já seco e fixado.


6- Peça pintada com laca nitro (Duco), mostrando as crostas do sal. Esta peça, após seca a tinta, deve ficar uns 15 minuts imersa em água, e em seguida, esfregar a crosta de sal com o próprio dedo ou com escova de dente. Eu uso os dedos, com água corrente (sob torneira). Não faça a seco, pois corre o risco maior de riscos indesejados ocasionados pelo atrito do sal.

7 - Na figura 7 se vê como a peça fica após a remoção do sal e da máscara líquida.



8 - Essa parte eu não fotografei, mas é fácil: Com o amarelo que você fez misturando o pigmento com verniz, você contorna os trechos onde a ferrugem estoura. Sutilmente



9 - Com tinta a óleo AMARELO CÁDMIO (pouco diluída com acelerador de cobalto), eu faço ponto onde indicado EM LARANJA, ou seja, na parte de baixo de onde escorrerá. Em seguida, com OUTRO pincel, escorro o amarelo para baixo. Feito isso é IMPORTA SELAR COM VERNIZ ANTES DA PRÓXIMA ETAPA.

IMPORTANTE: Coloque o ponto de tinta a óleo com um pincel, e espalhe para baixo com outro. Limpe o pincel a cada mudança de ponto. O pincel deve ser preferencialmente de martha kolinsky. E, sempre limpo, pois se você usar pincel para pegar tinta e o mesmo usar para espalhar, fará lambança com muita tinta.

10 - Agora QUE VOCÊ SELOU A PEÇA, repIta a operação 9, porém em vez de fazer com o amarelo cádmio, use o "terra de siena queimada", mais conhecido como burnt siena. Fez? Novamente, sele com verniz.



11 - Se sua peça ficou parecida com isso (fig 11), você está no caminho certo. Ainda com branco a óleo, faça umas pintas na cor que a chapa fora pintada.



(11A) e espalhe com pincel, pra "queimar" a pintura. Isso é muito sutil e não faça sob onde já usou óleo. é algo deveras empírico.

Sele com verniz, dê um polimento com cotonete onde a pintura não foi afetada, e onde a pintura foi muito afetada com ferrugem, faça a aplicação de verniz fosco. e...

Recensisci
Nessun commento
Torna ai contenuti